top of page

Nota sobre a Greve Estudantil da UFSC e a realização das Jornadas Antropológicas 2019

Prezadxs participantes das Jornadas Antropológicas 2019 e membros da comunidade acadêmica,

A Universidade Federal de Santa Catarina tem sido pioneira na mobilização da Greve Estudantil que se firma como uma forma de barrar o desmonte da Educação Pública e da produção científica e tecnológica Brasileira. No dia 11 de setembro de 2019 a Associação de Pós-Graduação da UFSC, em assembleia com cerca de 500 estudantes de mestrado e doutorado, decretou GREVE também na Pós-Graduação. Tendo assim iniciado a organização de uma série de atividades de Ocupação da nossa Universidade.

Diante deste cenário, a Comissão Organizadora das Jornadas Antropológicas deseja informar, por meio desta nota, que nos encontramos em greve e que entendemos a realização do evento por nós proposto como uma forma de OCUPAR o espaço acadêmico e estender o debate sobre tantas "vidas em ebulição e mundos em ruínas".  Por isso, desejamos fazer das Jornadas Antropológicas de 2019 um evento do mais amplo e aberto possível.

Assim sendo, a realização do evento nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2019 se mantém - não como uma forma de manuntenção de uma pretensa “normalidade”, mas como uma forma de resistência diante das afrontas que tentam calar as livres formas de expressão, de modos de existência e do próprio fazer científico. Entendemos que as Jornadas podem ser um excelente momento de intercâmbio, não só entre estudantes de diferentes instituições, mas também com aquelas e aqueles que tenham interesse em participar e se juntar a nós na construção de resistências e debates urgentes da atualidade. 

Considerando que ainda temos um mês de mobilizações pela frente, possivelmente algumas modificações tenham que ser feitas por nós. Por isso, pedimos atenção à divulgação dos próximos informes e convidamos a todas e a todos a se juntar a nós nessa luta!

bottom of page